izmir bayan escort

Raras de Ernesto Nazareth

Ernesto 150 anos
Conheça o site idealizado por Alexandre Dias e equipe, que é a referência definitiva sobre a obra do compositor brasileiro.

 

 

 

 

 

ernestonazareth1905

O pesquisador e pianista Alexandre Dias, em colaboração com o site Sovaco de Cobra, iniciou em 2007 uma série investigativa a respeito do compositor carioca Ernesto Nazareth, apresentando em primeira mão músicas raras de sua obra.

Desde então, vem escrevendo dezenas de textos e e realizando gravações que abordam as músicas mais desconhecidas de Ernesto Nazareth, formadas principalmente por músicas que nunca tinham sido gravadas em sua versão original para piano solo, e músicas inéditas.

Mais de 1/4 da obra de Nazareth está registrada em nossos arquivos, com textos explicativos para cada peça, pesquisados em diversas fontes históricas. A série continua em andamento, então não deixe de conferir os novos lançamentos! O áudio integral de cada peça está disponível ao final de cada texto:

Para saber mais sobre a história e as composições de Ernesto Nazareth, um dos maiores gênios da música brasileira, fixador o termo “tango brasileiro” para designar um estilo diferente do maxixe, explorado em suas composições, visite o site Rei do Choro, mantido por Alexandre Dias. Sobre este, veja a segunda parte do artigo a seguir.

Quem é Alexandre Dias?

. Alexandre Ferreira de Souza Dias nasceu em Brasília e iniciou seus estudos de piano aos 10 anos, sendo suas principais professoras Elza Kazuko Gushikem e Neusa França.

Aos 14 anos deu início ao projeto de adquirir todas as gravações de obras de Ernesto Nazareth, que no momento ultrapassam 2000. Também reuniu todas as partituras deste compositor, e revisou a primeira edição completa de suas obras, que agora estão disponíveis gratuitamente para intérpretes de todo o mundo no site  www.ernestonazareth.com.br.

Já colaborou com diversos programas de rádio, como “Roda de Choro” (Rádio Câmara FM), “Música e Músicos do Brasil” (Rádio MEC FM), além do programa “Conversa de Músico” (TV Senado).  Sua pesquisa também resultou em matéria no Correio Braziliense.

Em 2007 começou a estudar sistematicamente a obra de Nazareth, gravando suas peças mais desconhecidas (gravações não-comerciais). E em 2009 gravou em estúdio 14 músicas raras que estão à venda em pela gravadora Choro Music.

Foi um dos finalistas do I Concurso de Piano Grieg-Nepomuceno, e  periodicamente toca em recitais em Brasília. Seus planos a longo prazo incluem realizar um ciclo de recitais com a obra completa de Ernesto Nazareth e gravá-la.

Contribua com o nosso trabalho de resgate de músicas raras de Ernesto Nazareth:

 

 

88 comentários em “Raras de Ernesto Nazareth”
  1. Nossa.. não sei como não conhecia esse grande musico, mais apartir do blog eu vi que ele é muito bom, agora vou pegar umas musicas dele para escutar :-)

  2. Ótima notícia! Parabéns Alexandre Dias!

  3. Wonderful wonderful wonderful:
    Congratulations to Alexandre Dias for a fantastic investigation
    into the life and works of Ernesto Nazareth who is my favorite composer.

    Super bom

  4. é isso aí,
    sempre meu amigo quabrando barriras e mostrando seu talento como pianista e como pesquisador
    abraço
    Fabiano Borges

  5. Good research work and nice playing!

  6. Trabalho fascinante de pesquisa de um dos maiores compositores brasileiros. E feito por um grande músico. Parabéns Alexandre!

  7. Parabéns pelo site, e alexandre dias dispensa comentários, sou membro do malho e no que depender de mim o prestigio e a difusão da obra de nazareth continuará firme. abraço.

  8. Por que Enesto Nazareth? Por que o tango? Vc é um menino tão jovem:23 anos.O tango não é só drama?.

    Tia Madrinha.

  9. Oi Tia!
    1) Sobre “Por que Nazarereth” procurei responder nessa entrevista:
    http://www.overmundo.com.br/overblog/do-pio-de-ave-ao-piano-de-nazareth

    2) “Por que tango”. A grande maioria das obras do Nazareth é composta por tangos (cerca de 90). Mas como pode ver, na série aqui no Sovaco de Cora há também polcas e valsa.

    3) Pois é, eu tenho 23 anos e justamente por isso que tenho que aproveitar para estudar e gravar o máximo que puder!

    4) “O tango não é só drama?”. Eu acho que você está confundindo com o tango argentino, que é um gênero bastante diferente do tango brasileiro. O tango brasileiro surgiu pelo menos 20 anos antes do tango argentino!
    Ele é o que hoje chamamos de choro ou chorinho.

    Um beijo,
    Xandi

  10. Prezado Alexandre,
    Gostaria de saber se vc tem Cd com gravações do genial compositor Nazareth.
    Sou apaixonada pela música dele e estou tocando no momento algumas composições dele.
    Comprei recentemente um Cd de uma pianista gaucha e gostei bastante.
    Abraços, Neusa

  11. Prezada Neusa,
    Possuo sim CDs do Nazareth. Me mande um e-mail que posso te enviar alguma coisa.

    Um abraço,
    Alexandre
    afsdias@terra.com.br

  12. Olá Alexandre,

    Vc disponibilizará as partituras do E. Nazareth para baixar ou não?

  13. Oi Juliano,
    Estamos aguardando o Sovaco de Cobra passar para o novo servidor, o que deve acontecer em breve.

    Se quiser alguma partitura em específico, pode me mandar um e-mail.

    Um abraço

  14. Opa obrigado alexandre!

    Eu queria sim, a Victoria e a Paulicéia, como es formosa!

    Estou te mandando um e-mail! Abraços e mto obrigado!

    Parabéns pelo site está mto bom!

  15. O Alexandre é dessas pessoas que orgulham a raça, por sua seriedade, honestidade, competência e brilho. Exatamente porque ele é muito jovem, ele nos enche de esperança em relação a um futuro melhor pra esse país tão castigado por gente que não o merece. Este trabalho merece ser conhecido amplamente por qualquer pessoa que se interesse pela grande cultura que o Brasil é capaz de produzir apesar de todos os problemas que tem.

  16. Prezado amigo, (acho que posso considerá-lo um amigo embora virtuamente), Alexandre Dias, acabo de receber o seu precioso presente, um CD com execuções perfeitas de 22 obras raras de Ernesto Nazareth. Agradeço sua gentileza e acho que você é tão raro ou mais que as obras de Nazareth. Agora posso matar a saudade de ouvir Nazareth por quem entende de Nazareth. Vocês, Alexandre e Zé Carlos Cipriano fazem parte de um seleto grupo de pessoas que vieram à luz para enriquecer e salvar nossa brasilidade. Parabéns e muito obrigado.

  17. Alexandre,

    Voce e` um musico extremamente talentoso, e deveria estar tocando Nazareth aqui nos EUA para os americanos conhecerem essas composicoes maravilhosas. Quem sabe em breve, certo ?

    Parabens e muita sorte

    Daniel D

  18. Gostaria de parabenizar Alexandre Dias por seu excelente trabalho de pesquisa sobre Ernesto Nazareth. Eu certamente venho aprendendo muito com este ótimo site. Além de seu conhecimento sobre a obra deste compositor fiquei imensamente impressionada com suas interpretações ao piano.
    Boa sorte e mais uma vez meus parabéns!

    Clélia Iruzun.

  19. eu queria saber mais sobre Ernasto Nazareth

  20. Oi, gostei muito da sua interpretação, vc tem como me mandar a partitura das musicas “Cruz, Perigo!!!” e da “Polonaise”, todas de Ernesto Nazareth.
    Muito obrigado!

  21. No youtube, vi e ouvi Alexandre pela primeira vez tocando Polinaise. Foi arrebatador, suave e delicado. A obra e o interprete em total sintonia.
    E que alegria para todos nos conhecermos aqui; toda a obra de Nazareth atraves de seu impecavel trabalho como pesquisador e brilhante interprete que e`. Quero ve-lo lotando as casas de concerto divulgando a obra deste grande musico
    Muito abrigada.

  22. Olá Rute, muito obrigado pelos comentários tanto sobre a série quanto sobre o vídeo da Polonaise. Continue acompanhando a série, e mandando mensagens se quiser.

    Um abraço,
    Alexandre

  23. Parabems Alexandre

    Eu vivo nos EUA e Ernesto Nazareth e um dos compositores brasileiros mais respeitados por aqui.

    Fico muito orgulhoso por Nazareth e por voce, pois voces sao dois brasileiros raros que valorizam nossa riqueza cultural

    Luiz

  24. Alexandre,
    I live in the USA, and was recently introduced to the wonderful world of Nazareth through this series.
    Both the music, and your wonderful performances have had a profound emotional influence on me, both as a pianist (amateur) and as a lover of music.
    You`ll be happy to know that your influence has touched several of my pianist friends as well. Here in Los Angeles we are now performing Nazareth regularly at the ragtime clubs.
    You are invited to join us as a special guest if you are ever in town.
    I look forward to hearing more

    -Rob

  25. Olá Alexandre!

    É com muita admiração e respeito pelo vosso esforço em se dedicar de maneira brilhante num trabalho que merece sempre ser prestigiado, que venho dar-lhe os parabéns e dizer que você é uma pessoa que dá à nós, eternos apaixonados pela música clássica, um grande orgulho. A divulgação da nossa música é algo mais que importante para o enriquecimento cultural do nosso país. Ernesto Nazareth entre outros, deixou um legado de valor incalculável. Graças ao vosso talento, você deu um show de interpretação, onde apenas a imponente harmonia do piano e o seu grandioso virtuosismo fizeram com que o diálogo músico-instrumento fosse um dos mais gloriosos.

    Continue sempre assim.
    Um grande abraço,
    Jonathas Joab

  26. Olá Alexandre,

    Parabéns por toda esta pesquisa de qualidade e um grande serviço. Mas, infelizmente tento há alguns dias acessar as músicas mas não consigo. Já tentei em alguns computadores diferentes. Tem algum problema?

    Um abraço,
    Alexandre.

  27. Olá Alexandre,
    Obrigado pelos elogios. De fato nós estamos tendo um problema temporário com o servidor onde as gravações estão armazenadas, e estamos trabalhando para corrigir isto. Mas existe a seguinte alternativa: todas as gravações da série estão disponíveis para download no link da piano society
    http://pianosociety.com/cms/index.php?section=1019

    Quando alguma gravação estiver fora do ar aqui no Sovaco de Cobra, este link pode ser usado como alternativa para se baixar as gravações.

    Um abraço,
    Alexandre

  28. Muito obrigado!!
    Ajudou muito e suas gravações são ótimas.
    Parabéns,
    Alexandre Freitas

  29. Ola Alexandre, tudo bom ?

    Igual a voce eu tambem desenvolvi um gosto pelo música do grande Ernesto. Estou concluindo este ano o curso de licenciatura e música, e como monografia vou disertar sobre a obra de Ernesto Nazareth. Meu foco de pesquisa restringe mais a tres músicas: magoas, noturno opus 1 e polonesa. So encontrei a partitura delas, digitalizadas, no formato do programa Encore, e nao sei se é muito confiavel. Gostaria de saber se existe um site no qual posso baixa-las ou ate mesmo voce me psassar.

    Grato

    Juliano

  30. Como admiradora do choro,tive conhecimento do site através do post do blog “Choro das 3″, escrito pela bandolinista Elisa Meyer,então, quero parabenizá-los pelo belíssimo site,pois,os que são fãs do choro e de forma especial de Ernesto Nazareth estão muito,muito,mais muito felizes pela iniciativa da pesquisa minuciosa de Alexandre Dias e dos demais,ok?
    Um grande beijo!
    Isa…
    :)

  31. A biblioteca musical do MEC no Centro do Rio de Janeiro (Av. Graça Aranha) possui grande número de partituras (cópias físicas) de EN.
    Peço licença para citar o nome do genuíno ser humano e ser musical que despertou-me o interesse e admiração por Ernesto Nazareth: minha professora Seny Expedito Correia Ribeiro (ex-professora da academia de Música Lorenzo Fernandez, na Lapa, e que radicou-se há muitos anos atrás em Angra dos Reis ou Resende ou Barra Mansa) a quem tanto gostaria de desejar-lhe felicidades e de reencontrar.

  32. felizmente, temos ainda grandes brasileiros que se dedicam a estudar e pesquisar compositores brasileiros. Alexandre Dias é um deles. É dádiva que Deus nos dá. Só temos que agradecer e nos deliciar com as maravilhas que esse brilhante jovem nos oferece. Com certeza, a gula pela boa música não é pecado.
    PARABÉNS, ALEXANDRE DIAS.

  33. Cara, parabéns pelo seu trabalho!
    Por favor,eu gostaria que você me mandasse esas partituras inéditas, se possível, todas ou o máximo que você puder mandar.
    Desde já, muito obrigado!

  34. Caso queira adquirir o CD-ROM de “ERNESTO NAZARETH, REI DO CHORO”, vá até o site acima e faça seu pedido on-line. Lá você poderá ver e ouvir alguns conteúdos do CD-ROM. No site, também está disponível o CD-ROM de “Vida & Obra de Heitor Vila-Lobos”. Divulgue.

  35. Caso queira adquirir o CD-ROM de “ERNESTO NAZARETH, REI DO CHORO”, vá até o site http://www.ln.com.br e faça seu pedido on-line. Lá você poderá ver e ouvir alguns conteúdos do CD-ROM. No site, também está disponível o CD-ROM de “Vida & Obra de Heitor Vila-Lobos”. Divulgue.

  36. alexandre … que trabalho fantástico que vcoê está fazendo.. e tão novo !!!
    Fico emocionada com os emails que você envia.
    Infelizmente o tempo não permite que eu leia atentamente, mas com certeza nestas férias vou vasculhar tudo. PARABÉNS !

  37. Olá Alexandre !
    Estou vasculhando todos os emails que vc me enviou e me deliciando.
    Meus parabéns ! Vou procurar os CDs.
    abraços

Deixe seu comentário

porno porno